Sex, 01 de julho de 2022, 09:34

Live esclarece dúvidas sobre a implementação do teletrabalho na UFS
Um dos pontos abordados durante o evento foi a diferença entre o trabalho remoto e o teletrabalho

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) realizou na última quarta-feira, 30, uma live com o tema ‘O que sabemos sobre a viabilidade de implementação do Teletrabalho na UFS?’. O evento foi conduzido pela pró-reitora da Progep, Thaís Ettinger, e pela secretária executiva da UFS, Fernanda Gurgel, que atualmente está em exercício na função de assessora técnica da área jurídica na Progep.

Fernanda, membro da comissão que realizou os estudos para a implementação do teletrabalho no âmbito da UFS, falou sobre itens como a instrução normativa 65/2020, sobre o que é o programa de gestão, sobre o resultado de um levantamento feito com servidores e os próximos passos da universidade com relação ao teletrabalho.

“A instrução normativa 65/2020 veio para explicar melhor como implementar o Programa de Gestão na universidade, que não é exatamente o teletrabalho, mas sim uma ferramenta de gestão autorizada por ato normativo de Ministro de Estado e respaldada pela norma de procedimentos gerais, que disciplina o exercício de atividades em que os resultados possam ser efetivamente mensurados e cuja execução possa ser realizada pelos participantes”, explicou Fernanda.

Comissão

Na UFS, foi publicada a portaria 74, de 19 de janeiro de 2021, que instituiu a comissão de estudos preliminares para diagnosticar a realidade da instituição e fornecer informações à gestão sobre a implementação do Programa de Gestão.

A comissão foi responsável por elaborar um documento sobre o Programa de Gestão da Universidade Federal de Sergipe, de acordo com as diretrizes e recomendações da legislação vigente, visando ao desenvolvimento e acompanhamento das atividades laborais de seus servidores na modalidade teletrabalho.

De acordo com a presidente da comissão, Thaís Ettinger, foi fundamental ouvir gestores e técnicos da universidade para consolidar o programa. “Desenvolvemos um trabalho de pesquisa na universidade, de levantamento de informações, com questionários detalhados que levantaram os dados necessários. A idéia dessa live sobre implementação do teletrabalho foi esclarecer dúvidas e apresentar informações sobre o que aconteceu na UFS e o que está por vir dentro desse tema, um evento muito oportuno”, resumiu Thaís.

Trabalho remoto ou teletrabalho?

Outro ponto destacado durante a live foi em relação à diferença entre o trabalho remoto e o teletrabalho. Desta forma, foi esclarecido que o trabalho remoto é uma situação pontual e não permanente, mesmo que exista uma regularidade, para que o profissional realize o seu trabalho de casa. É possível adotar um regime de modelo híbrido ou de rodízio de trabalho, no qual o servidor pode passar dois ou três dias trabalhando em casa.

Já o teletrabalho é a modalidade em que o cumprimento da jornada regular pode ser realizado fora das dependências físicas do órgão, de forma remota e com a utilização de recursos tecnológicos. No entanto, é necessário que as atividades sejam passíveis de controle e que possuam metas, prazos e entregas previamente definidas, dispensando o controle de frequência.

O evento foi exibido ao vivo no canal TVUFS no YouTube, em parceria com a Produtora Audiovisual, que compõe a Diretoria de Editoração, Comunicação Institucional e Produção Audiovisual da universidade (Decav).

Para ter acesso a mais informações sobre a implementação do teletrabalho na UFS, confira a gravação da live ao final desse texto.

comunica@academico.ufs.br

Fonte: www.ufs.br/conteudo/67528